16 de setembro de 2013

Formação ProEMI/Jovem de Futuro





EEM MURILO BRAGA PARTICIPA DE FORMAÇÃO DO PROEMI/JOVEM DE FUTURO


Nos dias 10 e 11 de setembro de 2013, o do Grupo Gestor da EEM Murilo Braga, representado pela Diretora Gorete Fontinele, Coordenadora Márcia Frota e pela professora Creuzilane Cabral, participou da formação do Jovem de Futuro que teve como tema Avaliação Educacional com foco na Avaliação em Larga Escala. O encontro teve como objetivo formar, no tema avaliação educacional, visando a tomada de decisões estratégicas, nas escolas, nos níveis de atuação pedagógica e de gestão no âmbito do ProEMI/JF.
Nesse encontro estavam presentes escolas dos ciclos I e II das CREDES: Acaraú (03), Camocim (04), Tianguá (05) e Sobral (06).
Durante os dois dias, os assuntos abordados foram:
  • Retrospectiva ProEMI/JF no Estado;
  • Conceito e Finalidade da Avaliação Educacional;
  • Avaliação do Estado e desenho da avaliação no ProEMI/JF.
  • Desvendando os resultados;
  • Diagnóstico de desempenho;
  • Diagnóstico de Desempenho e Desvio Padrão;
  • Devolução dos resultados.
        Os dias foram proveitosos e significativos para uma aprendizagem de qualidade nas escolas do Estado do Ceará, como também para dar continuidade às ações do ProEMI/Jovem de Futuro na EEM Murilo Braga.

Toda avaliação educacional tem por objetivo fornecer elementos para novas ações/intervenções, mudanças de rumo, busca de alternativas, tomadas de decisão, ou para reafirmar caminhos tomados. Quem sabe, acrescentando algo? A avaliação educacional só se completa com o delineamento ou o redesenho de ações que se traduzam em (novas) políticas, (novos) modos de agir, (novas) atividades. Avalia-se para agir, para mudar formas de ação, corrigir rumos, ajudar processos de aprendizagem etc. Quando um processo de avaliação não tem nenhuma consequência, ele perde todo o sentido, perde em credibilidade, perdendo-se oportunidades de mudar situações, melhorar condições etc.”, disse a especialista Bernadete Gatti, durante curso de formação de professores, realizado em 2010.

















Nenhum comentário: