27 de junho de 2012

CONSELHO ESCOLAR

Nesta segunda-feira o Conselho Escolar esteve reunido no ambiente da Biblioteca das 15:30 às 17:20 para juntos fazerem o primeiro estudo sobre o que compete a este organismo colegiado da escola. Estiveram presentes: Erivânia Maria da Costa, representante do segmento pais; Antônio Sérgio Marques Mendes, representante do segmento funcionário; Artênio Lopes Tabosa, representante do segmento aluno; Mário Henrique Vasconcelos de Lima, representante do segmento professor e Maria Creuzilany Cabral presidente e coordenadora do encontro dos conselheiros escolares.


PROJETO DE LEITURA NA ESCOLA


Desde o mês de maio nossa escola vem desenvolvendo Projetos de Leitura. As professoras Maria do Livramento Rodrigues e Luzia Gomes Frota, em parceria com a Regente do Centro de Multimeios - Maria Creuzilany Cabral vêm desenvolvendo o projeto “Vivenciando a Leitura e a Escrita”. Aqui registramos a participação dos alunos das turmas do 2º ano D e E e 1º ano G, no ambiente da biblioteca para realização da etapa de apresentação oral das obras lidas.
Add caption
Add caption
Add caption
Add caption

14 de junho de 2012

Alunos do 3º ano Visitam o Museu José de Alencar em Fortaleza


A EEM Murilo Braga parabeniza a todos os participantes do “Projeto Arte e Vida”, em especial a turma da 3ª Série "A" que, dentre as 16 turmas participantes, obteve o melhor desempenho no desenvolvimento das peças teatrais.A iniciativa partiu das professoras da área de Linguagens e Códigos que no ano de 2011 trabalharam o “Projeto Arte e Vida” o qual teve como objetivo fomentar o hábito da leitura sendo a mesma de fundamental importância na vida do estudante, pois através desse hábito, o homem pode tomar consciência das suas necessidades (auto educar-se) promovendo sua transformação e a do mundo. A execução desse projeto trouxe aos nossos educandos o desenvolvimento de habilidades artísticas, na compreensão da arte como saber cultural e estético, em que a ousadia e a criatividade foram despertadas. O referido projeto proporcionou oportunidades de crescimento e enriquecimento cultural, social e intelectual, através de leituras da literatura brasileira. Ler, escrever e enxergar a sua própria realidade e a realidade do outro. Os alunos da 3ª Série “A” do Ensino Médio na Escola Murilo Braga, localizada na Rua 07 de setembro, 902 na cidade de Martinópole-CE, viajaram para a cidade de Fortaleza-CE, no dia 26/05/2012(sábado) sob a responsabilidade da Coordenadora Escolar Maria Márcia Ferreira Frota e das Professoras Maria Edileusa Barros de Oliveira, Maria Pereira Silva, Herlene Souza de Miranda e Maria do Livramento Rodrigues, para visitarem o Teatro José de Alencar.

3º Encontro da Comissão da COM-VIDA

Comissão da COM-VIDA se reunem no LEC
No dia 08 de junho de 2012 aconteceu o 3º encontro da Comissão de Meio Ambiente e qualidade de vida na Escola “COM -VIDA” que contou com a participação de todos os membros e apoio do professor Mário Henrique, que abriu a reunião saudando a todos e avaliando os dois últimos encontros, destacou a importância das atividades realizadas, socializou a pauta do encontro, reforçou a importância da criação do termo de compromisso o qual todos deverão seguir para que a Comissão possa prosseguir com uma finalidade idealizadora sobre a preservação e conservação do meio ambiente. Foi feito a apresentação da “árvore dos sonhos” e em seguida as “pedras nos seus caminhos”, pois na reunião anterior eles não apresentaram por motivo de tempo. Todos concordaram com o que foi apresentado e decidiram colocar em prática o termo de convivência da Comissão, onde os participantes colocaram em pauta alguns tópicos como:



Para participar da Comissão:
ter comprometimento;
ser participativo e debater em sala de aula com os demais alunos sobre os problemas que ocorrem em nossa escola;
ser uma pessoa assídua e não ter conflitos entre os demais alunos;
Alunos elaboram seu plano de convivência da COM-VIDA
ser exemplo em sua sala de aula, na limpeza e organização da mesma;
promover discussões saudáveis em relações a questões ambientais na escola e na comunidade;
organizar e propor uma ideia sobre sua própria sala de aula para que desenvolvam projetos nas dependências da Escola e de expandir para a sua comunidade, bairro ou localidade;
ser comunicativo com os demais alunos e saber como é o funcionamento desta Comissão;
saber esclarecer dúvidas sobre o projeto COM – VIDA;
proporcionar a todos um ambiente saudável e limpo para que todos possam ter prazer em participar de diálogos entre alunos em suas salas de aulas;
dialogar com o núcleo gestor sobre possíveis irregularidades ocorridas nas dependências da escola;
repreender alunos que estão depredando o patrimônio público ou se o caso denunciá-lo ao núcleo gestor;
Se evadir da comissão:
  • ter um motivo justo;
  • possíveis tratamentos de doenças;
  • transferência para outra instituição de ensino;
  • ter conflitos com outros colegas desta instituição ou de outras escolas;
  • depredação ou participação do mesmo;
  • mal comportamento em sala de aula ou com membros do núcleo gestor e membros desta Comissão;
  • não ter interesse em participar de reuniões bimestrais, mensais ou semanais;
  • falta de compromisso;
  • não ter comprometimento nas ações do Projeto COM – VIDA;
  • indisponibilidade de tempo por motivos extraescolar.
Presidente da COM-VIDA trassa as metas da Comissão para 2012

Comissão se reune na Biblioteca para elaboração de Plano de Ação 2012
















11 de junho de 2012

2º Encontro da Comissão de Meio Ambiente e Qualidade de Vida na Escola : COM - VIDA

No dia seis de junho às dezoito horas na sala da biblioteca, reuniram-se pela segunda vez a Comissão da COM – VIDA que teve como objetivo dar prosseguimento as ações do projeto. O professor Mário Henrique conduziu as atividades que seguem:

  • AGENDA 21;
  • Oficina de Futuro – onde cada participante da COM – VIDA entendeu mais profundamente o processo de criação e desenvolvimento da Comissão e na ocasião foi mostrado slides de todo o processo que os mesmo tiveram que realizar em suas tarefas propostas pelo encontro;
  • Árvore dos Sonhos - todos os participantes colocaram suas ideias de como deveria ser nossa escola e como deveríamos conservá-la;
  • As pedras no caminho – cada membro da COM-VIDA colocou suas angústias e suas dificuldades encontradas para realizarem suas atividades. Os grupos apresentaram suas ideias através de papel madeira, com excelentes ideias que contribuíram para um bom desempenho de todos na realização do encontro.













1º Encontro do Projeto COM-VIDA na Escola Murilo Braga

Prof. Mário - Dando as boas vindas a todos.
Prof. Mário explicando a COM-VIDA
No último dia quatro de junho, às dezoito horas e trinta minutos, reuniram-se na sala de vídeo da Escola Murilo Braga o professor Mário Henrique Vasconcelos de Lima, a Coordenadora Maria Márcia Ferreira Frota, a presidente do Conselho Escolar Maria Creuzilane Cabral, os líderes e vice-líderes de salas de aulas e membros do Grêmio Estudantil para falar da importância do Projeto COM-VIDA para a Escola Murilo Braga. O professor Mário Henrique deu início a reunião falando da importância do Projeto com apresentações de slides com tópicos de apresentação do projeto, na qual foram apresentados a todo grupo que compareceu a reunião de criação da comissão da COM-VIDA. Todos os participantes ficaram atentos as informações que foram repassadas. Em seguida foi colocado em pauta uma votação individual para compor a comissão e por maioria de votos a aluna Adriana Raquel Almeida de Azevedo, matriculada na 1ª série, turma B, foi eleita como Presidente da Comissão e em segunda colocação a Vice-Presidente a aluna Francisca Dulciely Gomes de Arruda, matriculada na 1ª série, turma A. Na sequência foram votados os demais componentes da Comissão que foram os seguintes:
Coordenadora Márcia informando do processo da COM-VIDA

1º Secretário: Antônio Carlos Menezes, matriculado na 1ª série C;

2º Secretário: Eliza Caroline Rodrigues de Lima, matriculada na 1ª série D;

Diretor de Projetos: Francisco Gilvan Gomes dos Santos Silva, matriculado na 3ª série B;

Subdiretor de Projetos: Ana Keyla Sousa dos Santos; matriculada na 1ª série A;

1º Suplente: Antônio Éverson da Costa Santos;

Coordenadora com as duas candidatas a Presidência da Comissão
2º Suplente: Maria Cleidiane Nascimento Gomes;

3º Suplente: Vitória Caroline de Araújo Dourado;

4º Suplente: Maria Noélia Saturnino de Sousa;

5º Suplente: Francisco Erlan de Souza Santos;

6º Suplente: Éverton Breno Bernardino de Lima;

7º Suplente: Kaetano Arlley Ximenes Martins;

8º Suplente: Deusimar Carneiro da Silva.

Após esse momento foi formada uma agenda de reuniões a ser desenvolvida ao longo do período letivo para realização das atividades propostas pelo grupo da Comissão da COM-VIDA da Escola Murilo Braga.
Alunos do Ensino Médio dos Turnos manhã, tarde e noite








Votação da Comissão COM - VIDA da Escola Murilo Braga

Integrates da Comissão da COM - VIDA







Integrantes da COM - VIDA 2012

 

Agenda COM – VIDA 2012


AGENDA

INFORMAÇÕES GERAIS:
 
EVENTO: Oficina de Construção de COM-VIDA e AGENDA 21

LOCAL: Escola de Ensino Médio Murilo Braga – Sala de Vídeo

HORÁRIO: 18h30min às 21hs

QUANTIDADE DE ENCONTROS: Quatro encontros

FORMADOR: Mário Henrique Vasconcelos de Lima

PÚBLICO ALVO: Alunos (as) da rede pública estadual que estão matriculados na Escola Murilo Braga – Martinópole –CE.

FOCO: Formação da Comissão de Meio Ambiente e Qualidade de Vida – COM-VIDA da Escola e elaboração de uma agenda 21 para a Escola.

OBJETIVO: Formar a COM-VIDA e elaborar uma agenda 21, para que a escola tenha definidas as ações que irão desempenhar em relação à preservação ambiental e a qualidade de vida da comunidade escolar.
 

DETALHAMENTO DAS PRINCIPAIS AÇÕES REALIZADAS NOS ENCONTROS

1º ENCONTRO

Data: 04/06/2012

NOITE:

·         Apresentação de vídeo
 

- Exibição de vídeo sobre NOSSO MUNDO

·         Conhecendo a COM-VIDA

- O que é?

- Por quê?

- Como formar?

- Quem participa?

- Exibição de vídeo sobre “Não desista por causa dos obstáculos”
 
·         Conhecendo o papel da COM-VIDA na Escola

·         Formação de uma COM VIDA na Escola através de eleição para a escolha de seus membros.

MEMBROS ELEITOS:

- Presidente:

- Vice Presidente:

- 1º Secretário:

- 2º Secretário:

- Diretor de projetos:

- Subdiretor de projetos:

2º ENCONTRO

Data: 06/06/2012

Horário: 18h30min

Local: Sala de Vídeo

NOITE:

·         Elaboração do acordo de convivência;

·         Construção da árvore dos sonhos – Como eu quero o planeta;

·         As pedras no caminho – Identificar as dificuldades para que os sonhos possam ser realizados;

·         Apresentações pelos membros da comissão das atividades – Árvore dos sonhos e pedras no caminho;

·         Conhecendo a Agenda 21 no âmbito nacional, estadual, regional e municipal.

  
3ºENCONTRO

Data: 08/06/2012

Horário: 19hs

Local: LEC – Laboratório Educacional de Ciências
 
NOITE:

·         Mini Oficina de reciclagem de papel – “Reciclando papel na prática usando o kit tecnológico da tecnokits;

·         Oficina sobre fabricação de sabão ecológico;
 

4º ENCONTRO

Data: 11/06/2012

Horário: 18hs

Local: Sala do Laboratório de Informática
 

NOITE:

·         Elaboração de plano de ação da COM VIDA da Escola.