6 de outubro de 2011

SABÃO ECOLÓGICO: PRESERVANDO NOSSO SOLO E NOSSAS FONTES DE ÁGUA.


AUTORES:                                                                                              
Abrahão Lincoln Alves Cunha1
Ana Carolina de Sousa Salvino1
Manoel Rodrigues Frota Neto2
Mário Henrique Vasconcelos de Lima2
1 Alunos da Escola de Ensino Médio Murilo Braga
2 Professores da Escola de Ensino Médio Murilo Braga
                                                INTRODUÇÃO:
Atualmente, a situação do lixo produzido no mundo gera inúmeras consequências para o meio ambiente, como é o caso do óleo consumido nos lares e lanchonetes.
Despejar o óleo estragado em locais onde a rede de esgoto é deficiente, acaba indo parar nos cursos d’água (rios, córregos, lagos etc.), causando danos à fauna e flora aquática. Quando esse óleo é jogado diretamente no solo causa impermeabilização, contribuindo para enchentes, ou entra em decomposição, soltando gás metano durante esse processo, causando mau cheiro, além de agravar o efeito estufa.
A reciclagem é a forma mais atrativa para gerenciar estes resíduos, pois transforma o lixo em insumos, com diversas vantagens econômicas, sociais e ambientais. Por isso, buscaremos conscientizar a comunidade escolar dos malefícios de se jogar o óleo estragado no meio, e dos benefícios da reciclagem do mesmo, ou seja, a transformação desse resíduo em sabão.
METODOLOGIA:
No decorrer deste projeto, alunos e professores, se sentiram sensibilizados para pensar e estudar as causas e consequências do mau descarte do óleo de cozinha no meio, bem como, sua reciclagem, transformando-o em sabão. Para a execução do projeto, os alunos realizaram palestras com os demais colegas e com a comunidade escolar, conscientizando-os dos malefícios causados e da possível solução para esse problema tão presente em nosso cotidiano, mas, que nunca paramos para observá-lo de perto. Grupos foram formados com a incumbência de coletar o óleo utilizado em residências e lanchonetes de nosso município, sempre transmitindo, por onde passavam, a importância da reciclagem do óleo para o meio ambiente. Logo após, os grupos fizeram algumas amostras do sabão para apreciação da comunidade. Finalizando, os alunos prepararam uma oficina para demonstração, à comunidade, da produção do sabão.
RESULTADOS:
No desenvolvimento do projeto, foram estudadas as causas e consequências do descarte do óleo de cozinha estragado na natureza, podendo-se constatar os prejuízos desta prática ao meio ambiente. Além disso, evidenciou-se o desconhecimento da comunidade a respeito do assunto, tornando-se assim, agentes involuntários de possíveis danos ao meio ambiente.
CONSIDERAÇÕES FINAIS:
O desgaste do solo e das fontes de água pode ser minimizado com ações simples como a reciclagem do óleo de cozinha. É importante  conscientizarmos todos a cerca dos riscos do descarte desse resíduo no meio. Neste sentido, a reciclagem é a melhor maneira de contribuir para a preservação do meio ambiente, contribuindo também, para a contenção de gastos nas residências de nosso município.
E-mail para contato: netoevan@gmail.com
                                                                                                                    
 









Nenhum comentário: