4 de outubro de 2011

PROJETO DROGAS




Título:   DROGAS:   mal que se alastra cada vez mais em nossa 

sociedade.
 
Autores:

Ávila Flávia Moreira Salgado ¹
Maria Elviane Arruda ¹
Márcia Frota Fernandes Costa ²
Rochélia Sâmia Ferreira Lima²

1 Alunas da E.E.M. Murilo Braga
2 Professoras da E.E.M. Murilo Braga

INTRODUÇÃO:

As drogas são todas as substâncias que, quando introduzida no organismo de um ser vivo, modifica uma ou mais de suas funções, faz-se necessário, uma educação preventiva e a conscientização de todos: alunos, pais, professores, enfim, toda a comunidade sobre os efeitos e consequências maléficas causadas por essas substâncias à vida humana em todos os seus aspectos físico, psíquico e social. Para tanto, a Escola de Ensino Médio Murilo Braga acredita que com a conscientização e o conhecimento poderemos evitar o uso indevido e generalizado das drogas. Visando a temática, os alunos de 3º ano das turmas A e B que totalizam 79, elaboraram um excelente trabalho.

METODOLOGIA:

No desenvolvimento desse projeto, utilizando-se da interdisciplinaridade e de contra turnos, alunos e a professora selecionaram pessoas de diversas facções da comunidade, dentre elas, pessoas que convivem com dependentes químicos e alguns usuários, afim de aprimorar o trabalho, além de buscar depoimentos de autoridades judiciais, assistentes sociais, conselho tutelar e outros. O que contribui bastante para a execução do projeto.

RESULTADOS:

Os trabalhos foram desenvolvidos pelas turmas que foram a campo e apresentados à todas as turmas da escola, tendo em vista a profundidade do trabalho, o mais desafiador foi quando tiveram que coletar dados e ganhar a confiança de usuários e ex- usuários para darem seus depoimentos relacionados ao consumo e sensações de uso. Foi notória a aprendizagem pela forma como conduziam o assunto e o medo de alguns ao verem as consequências que a droga pode causar a uma pessoa.

CONSIDERAÇÕES FINAIS:

Os educandos, atendendo ao projeto, passaram a conhecer muito sobre regras de boa convivência social e mais ainda dos riscos vitais causados pelas drogas, tais como: inferir informações sobre drogas mostrando que elas causam dependências mental e física; despertar o interesse na busca de ações coletivas e preventivas contra o uso desse estimulante; conhecer os diversos tipos de drogas e o risco das mesmas; participar de discussões abertas sobre o assunto; ser consciente dos danos físicos e mentais causados pelas Drogas; sensibilizar a opinião pública escolar.

Palavras-chave: drogas, dependência, conscientização, sociedade.
E-mail para contato: marcia.frota@hotmail.com

Nenhum comentário: