4 de outubro de 2011

PROJETO ARTE E VIDA


         

Título: Arte e vida: Romantismo/Realismo - Leitura e compreensão por 

uma educação de qualidade
  

Autores:

Ana Karine Justino da Costa¹
Márcia Valéria Fontele Rocha¹
Maria Edileusa Barros de Oliveira²
Maria Pereira Silva²

1 Alunas da E.E.M. Murilo Braga
2 Professoras da E.E.M. Murilo Braga

INTRODUÇÃO:

Sabemos que o hábito da leitura é de fundamental importância na vida do estudante, pois através deste, o homem pode tomar consciência das suas necessidades (auto educar-se) promovendo a sua transformação e a do mundo. Pode, então, praticar o exercício da liberdade. Partindo desse princípio determina-se por fim, a escolha de uma classe literária para estudo e pesquisa (período, conceitos, causas e consequências, autores e obras) em toda a escola Murilo Braga no sentido de instigar o hábito e o gosto pela leitura em todos, ou boa parte do alunato, objetivando também a aprendizagem de modo geral.

METODOLOGIA:

O projeto contempla todos os alunos da Escola de E. M. Murilo Braga, sendo este desenvolvido em várias etapas como leitura de diversos livros de autores de diferentes períodos literários concernentes aos 1°, 2° e 3° anos para posterior apresentação bem como aula ministrada e teatro, em caráter competitivo.
Seleção do período literário acompanhado de seus autores e obras, estudo minucioso dos mesmos para exposição de aula prática e apresentação de uma peça teatral referente a uma das obras lidas. Tendo comtemplado o Romantismo e Realismo, o 2° ano A (melhor apresentação) divide-se em equipes, onde cada uma responsabiliza-se por parte do trabalho. Atendo-se aos autores Machado de Assis com a obra Dom Casmurro e Raul Pompéia com O Ateneu, a turma apresenta seu trabalho.

RESULTADOS:

Os objetivos traçados foram alcançados, na íntegra, pois toda a escola se envolveu com entusiasmo, pesquisou, apresentou e, principalmente, obteve novos conhecimentos a ponto de fomentar em si a leitura de outras obras com outros autores. O projeto também teve o poder de aproximar colegas de escola promovendo o bom relacionamento escolar e social.

CONSIDERAÇÕES FINAIS:

Sensação de missão cumprida. A pretensão era proporcionar aos alunos oportunidades de crescimento e enriquecimento cultural, social e intelectual através de leitura. Ler, escrever, refletir e socializar esses conhecimentos são formas de enxergar a sua própria realidade e a realidade do outro contribuindo para a formação pessoal e profissional de cada indivíduo.

Palavras-chave: período literário, leitura, obras, formação, pesquisa.
E-mail para contato: edileusabarros@hotmail.com
                                           FOTOS DA AULA E DO TEATRO
 

Nenhum comentário: