10 de outubro de 2011

FEIRA DE CULTURA, ARTE E CIÊNCIAS


ESCOLA DE ENSINO MÉDIO MURILO BRAGA
IX FECACI – Feira de Cultura, Arte e Ciências
TEMA: Verdadeiros Valores da Vida: conhecimento, paz e povos.
Martinópole, 07 de outubro de 2011
REGULAMENTO GERAL
    Art. 1º : A IX FECACI da Escola MURILO BRAGA consta de um evento organizado para divulgar as potencialidades e os talentos de nossos jovens e tem por objetivo principal resgatar a cultura local, valorizando o conhecimento, a arte e a cultura entre os alunos da escola, realizando atividades que estimulem tais características entre todos os envolvidos.
Art. 2º: Os seus objetivos específicos são:
a) Estimular o conhecimento a respeito da arte, do estudo científico e da cultura, promovendo um clima de competição sadio e harmonioso;
b) Apreciar os aspectos intelectuais, históricos, culturais e artísticos de cada aluno;
c) Promover a participação da comunidade escolar nas atividades culturais;
d) Arrecadar fundos para a compra de um bebedouro e instalações de ares condicionados no LEI.
Art. 3º: A Competição será disputada por 3(três) equipes, sendo uma por turno, representada por uma cor específica escolhida por sorteio ou por afinidades entre as equipes. Caso a equipe use uma blusa como identificação, esta não servirá de farda escolar.
Parágrafo 1º – Fica proibido ausentar-se da sala de aula para realizar reuniões, encontros, ensaios ou quaisquer atividades referentes à FECACI.
Art. 4º: As equipes serão formadas pelas séries constantes em cada turno e seus coordenadores serão escolhidos pela Comissão Julgadora.
Parágrafo 1º – A Comissão Julgadora é composta pelos seguintes membros:
1- Diretora: Gorete Fontenele
2- Coordenadora: Márcia Frota
3- Coordenadora: Eremita Costa
4- PCA: Denisgley Gomes
5- PCA: Rita Célia Sampaio
6- PCA- Edileusa Barros
Art. 5º: É regra comum a todos os participantes do evento respeitar as normas vigentes deste regulamento, observando ainda:
a) Apresentar-se para as tarefas nos horários determinados;
b) Tratar com respeito professores, colegas, funcionários da escola e todos que estiverem participando da feira;
c) Respeitar as normas e regras da escola e deste regulamento, aceitando o resultado final da competição com educação e maturidade;
d) A equipe ficará responsável em providenciar o material necessário para a execução das provas quando solicitado.
Art. 6º: A IX FECACI será realizada através de uma Feira Cultural entre os dias 03 a 05 de novembro de 2011 no Centro Cultural a partir das 19:00 horas.
Art. 7º: Na Feira Cultural, as provas terão como pontuação final em cada apresentação, observando a somatória de pontos observados pelos jurados a seguinte ordenação, salvo alguns casos específicos em que haverá pontuação diferenciada ou dobrada:
1º Lugar: 200
2º Lugar: 175
3º Lugar: 150
Parágrafo 1º – O não cumprimento das tarefas, ou seja, a não apresentação da atividade proposta pela equipe, implicará a atribuição de nota zero à equipe na respectiva tarefa.
Parágrafo 2º – Todas as provas deverão ser realizadas por alunos devidamente matriculados e frequentes na escola. Sendo permitida a participação de outras pessoas somente no acompanhamento de algumas tarefas e nunca na direta execução da atividade.
Parágrafo 3º – Será realizado um sorteio para a definição da ordem de apresentação das equipes, sendo devidamente respeitada essa ordem no decorrer dos dias de competição.
Parágrafo 4º – Algumas provas terão pontuação específica, sendo expresso claramente em cada questão o valor a ela atribuído constante nesse regulamento.
Paragrafo 5º – Em algumas das tarefas a pontuação não será atribuída pelas notas dos Jurados e sim pelos critérios estabelecidos pela Comissão Julgadora e antecipadamente explicitados.
Parágrafo 6º – Caso alguma equipe ultrapasse o tempo máximo estabelecido (explicitado em cada tarefa) para a realização de cada atividade, terá (10) dez pontos subtraídos na pontuação daquela atividade onde houve a infração.
Parágrafo 7º – Caso a equipe, ao ser anunciada a sua apresentação, atrasar-se em mais de 5 (cinco) minutos, sofrerá a mesma subtração de pontos acima mencionados.
Art. 8º - Os professores poderão participar diretamente de todas as tarefas da sua equipe.
Art. 9º – Será considerada vencedora a equipe que obtiver o maior número de pontos em cada turno de disputa, na soma de todas as provas. Em caso de empate serão adotados os seguintes critérios:
1) Equipe com maior número de primeiro lugar nas tarefas realizadas;
2) Equipe com melhor colocação na tarefa: Teatro;
3) Equipe com melhor colocação na Tarefa: Dança Temática.
Art. 10º – A premiação da IX FECACI será assim distribuída:
1º lugar: Troféu
2º lugar: Troféu
3º lugar: Troféu
Art. 11º- A equipe que for flagrada pela Comissão Julgadora ou fiscais ingerindo bebida alcoólica, fumando ou fazendo uso de qualquer outra substância tóxica no decorrer da Feira, mesmo sendo apenas um membro dela, será penalizada com a perda de dez (10) pontos na classificação final e o(s) aluno(s) envolvido(s) será(ão) excluído(s) da Feira.
Art. 12º – Todas as reclamações só serão aceitas vindas de um representante de cada equipe e repassadas diretamente à Comissão Julgadora, por escrito. As reclamações só serão aceitas até a divulgação do resultado da prova em questão. Todas as reclamações serão analisadas pela Comissão Julgadora.
Parágrafo 1º – Caso venha a ser comprovado pela Comissão Julgadora qualquer infração cometida por parte de alguma equipe, esta terá como penalização a perda de 15 (quinze) pontos na classificação final.
Parágrafo 2º- Na reincidência da infração, a equipe será eliminada da IX FECACI da Escola Murilo Braga.
Art. 13º – Não será permitida a venda de produtos pelas equipes para arrecadação de recursos financeiros sem a devida autorização da Comissão Julgadora.
Art. 14º – Toda e qualquer dúvida surgida em decorrência da falta de entendimento deste Regulamento Geral, bem como os casos nele omissos, serão resolvidos pela Comissão Julgadora e Jurados quando necessário.
Art. 15º – A Comissão Organizadora é soberana em suas resoluções e em suas decisões tomadas em prol
da preparação, desenvolvimento e organização geral da IX FECACI.
Parágrafo 1º- A Comissão Organizadora é composta pelos seguintes membros:
1- Diretora: Gorete Fontenele
2- Coordenadora: Márcia Frota
3- Coordenadora: Eremita Costa
4- PCA: Denisgley Gomes
5- PCA: Rita Célia Sampaio
6- PCA- Edileusa Barros
7- Secretária: Gorete Gomes
8- Coordenador do Lei: Luiz Frota
9- Apoio do Lei: Odete Brito
10- Agente Administrativo: Marlene Frota
11- Agente Administrativo: Terezinha Pereira
12- Agente Administrativo: Vanda Miranda
13- Agente Administrativo: Elma Frota
Parágrafo 2º- A Comissão Organizadora não se responsabilizará por perdas, extravios ou danos que possam ocorrer com objetos cedidos por empréstimo às equipes para cumprimento das provas.
IX FECACI – Feira de Cultura, Arte e Ciências
Realização: 03 a 05 de novembro de 2011.
Local: Centro Cultural
Horário: 19:00 h
EQUIPES
Equipe 01: Alunos matriculados e frequentes/ Séries do Turno da Manhã: Total: 194
Professores Responsáveis: Vando, Netinho, Maria, Jefferson, Marcinha, Robério, Jacelha, Wellington,Tonhão,Francisca, Fátima, Lucineide, Cícera.
Equipe 02: Alunos matriculados e frequentes/ Séries do Turno da Tarde. Total: 142
Professores Responsáveis: Eledilson, Renis, Wendell, Rochélia, Leonardo, Nunes, Gorete Gomes, Lucila, Daniel, Nem, Aurilene, Fátima, Clemilda.
Equipe 03: Alunos matriculados e frequentes/ Séries do Turno da Noite. Total: 193
Professores Responsáveis: Inês, Mentinha, Luzia, Sherly, Mário, Pedro, Manoel, Creuzilany, Fábio, Osmar, Catita, Evanize, Laíde, Adelaide, Cleane,Toinha .

IX FECACI – Feira de Cultura, Arte e Ciências
Realização: 03 a 05 de novembro de 2011.
Local: Centro Cultural
Horário: 19:00 h
TAREFAS ARTÍSTICAS E CULTURAIS
Tarefa 01 – MOMENTO CÍVICO COREOGRAFADO: (10 min.)
Cada equipe deverá apresentar o Hino correspondente em forma de coreografia e de maneira respeitosa e patriota, sendo escolhido previamente através de sorteio.
  • Hino Nacional: (Manhã)
  • Hino do Ceará: ( Tarde)
  • Hino do Município: (Noite)
CRITÉRIO AVALIATIVO: A tarefa deverá seguir os seguintes itens: Respeito, Criatividade, Coreografia, Figurino, Ritmo e Sincronia. Cada grupo deverá ter no mínimo 15 (quinze) participantes. Ao término de sua apresentação cada grupo deverá responsabilizar-se pela limpeza do palco ou local de apresentação a fim de não prejudicar o próximo concorrente.
PONTUAÇÃO: 1º 200 pontos/ 2º 175 pontos / 3º 150 pontos.
Tarefa 02 - MOMENTO CÍVICO COREOGRAFADO: (10 min.)
Cada equipe deverá apresentar o Hino da Escola em forma de coreografia e de maneira respeitosa e patriota.
CRITÉRIO AVALIATIVO: A tarefa deverá seguir os seguintes itens: Respeito, Criatividade, Coreografia, Figurino, Ritmo e Sincronia. Cada grupo deverá ter no mínimo 15 (quinze) participantes. Ao término de sua apresentação cada grupo deverá responsabilizar-se pela limpeza do palco ou local de apresentação a fim de não prejudicar o próximo concorrente.
PONTUAÇÃO: 1º 200 pontos/ 2º 175 pontos / 3º 150 pontos.
Tarefa 03 – ARQUITETURA COM PALITOS DE PICOLÉS.
Cada equipe deverá trazer uma arquitetura municipal, nacional ou internacional feita com palitos de picolés. A definição do tamanho fica a critério de cada equipe, mas deverá trazer a arquitetura original impressa em papel A4 e entregar aos Jurados para análise e comparação. A arquitetura deverá ser feita na própria escola e na presença de um dos membros da Comissão Julgadora durante os dias 3, 4 e 5 de novembro nos turnos manhã e tarde.
CRITÉRIO AVALIATIVO: A tarefa deverá seguir os seguintes itens: Criatividade, Beleza e Originalidade.
PONTUAÇÃO: 1º 200 pontos/ 2º 175 pontos / 3º 150 pontos.
Tarefa 04 – EXPERIÊNCIA CIENTÍFICA.
Cada equipe deverá apresentar um Experimento Científico. O número de participantes fica a critério de cada grupo. A Experiência será apresentada e julgada na própria Barraca.
CRITÉRIO AVALIATIVO: O Experimento deverá seguir os seguintes itens: Inovação, Conhecimento Científico, Clareza e Objetividade na apresentação do experimento.
PONTUAÇÃO: 1º 200 pontos/ 2º 175 pontos / 3º 150 pontos.
Tarefa 05 – SHOW DE PERGUNTAS:
Cada equipe deverá apresentar um grupo formado por 03 (três) alunos que participarão do “SHOW DE PERGUNTAS”, abordando temas, tópicos e questões sobre a Cultura afro-descendente. A apostila será elaborada pela Comissão Julgadora e cada equipe receberá um exemplar.
CRITÉRIO AVALIATIVO: Cada resposta correta valerá 05 (cinco) pontos se acertada na primeira resposta e se for repassada vale 03 (três) pontos cada resposta certa. Cada equipe responderá a uma pergunta e caso não saiba poderá repassar aos demais grupos que responderão mais rápido.
PONTUAÇÃO: 1º 200 pontos/ 2º 175 pontos / 3º 150 pontos.
Tarefa 06 – PROFESSOR DISFARCE
Cada equipe deverá apresentar um(a) professor(a) devidamente disfarçado(a).
CRITÉRIO AVALIATIVO: A tarefa deverá ser apresentada exclusivamente por professores da respectiva equipe. Os Jurados terão duas tentativas de reconhecimento: caso reconheça na primeira tentativa, a equipe marcará 150 pontos (3º) ; na segunda 175 pontos (2º). A equipe só marcará 200 pontos (1º) se o professor não for reconhecido. A equipe que “soprar”, ficará com Zero (0) na tarefa.
Tarefa 07 – TORCIDA ORGANIZADA
Em cada dia da competição, todas as equipes serão avaliadas pelos Jurados, onde será levado em consideração: a Organização, Animação , Comportamento e Respeito pela equipe adversária no decorrer da execução das atividades.
PONTUAÇÃO: 1º 200 pontos/ 2º 175 pontos / 3º 150 pontos
Tarefa 08 – TEATRO : OBRAS LITERÁRIAS (20 MIN)
Cada equipe dramatizará uma peça baseada numa determinada obra literária escolhida previamente através de sorteio. As equipes poderão usar gravação na peça desde que sejam as falas dos próprios participantes.
As Escolas Literárias são:
          • Romantismo: (Tarde)
          • Realismo: ( Manhã)
          • Modernismo: (Noite)

CRITÉRIOS AVALIATIVOS: A peça deverá seguir os seguintes itens: Fidelidade ao tema, Segurança, Criatividade e Desenvoltura.
PONTUAÇÃO: 1º 200 pontos/ 2º 175 pontos / 3º 150 pontos.
Tarefa 09 – APRESENTAÇÃO DE PARÓDIA (10 min)
Cada equipe deverá compor e cantar uma “paródia”, tendo como Tema: Cultura e Geração da Paz.
CRITÉRIO AVALIATIVO: A apresentação deve seguir os seguintes itens: Originalidade, Criatividade, Expressividade, Rima e Respeito ao tema.
PONTUAÇÃO: 1º 200 pontos/ 2º 175 pontos / 3º 150 pontos.
Tarefa 10 – DANÇA TEMÁTICA: (20 min)
Cada equipe deverá apresentar uma dança temática, utilizando os seguintes tipos de danças:
            • Country
            • Forró
            • Mambo

CRITÉRIO AVALIATIVO: A apresentação deve seguir os seguintes itens: Criatividade, Coreografia, Figurino, Ritmo, Sincronia e Respeito ao Tema. Fica a critério de cada grupo a escolha do número de participantes. Ao término de sua apresentação, cada grupo deverá responsabilizar-se pela limpeza do palco ou local de apresentação a fim de não prejudicar o próximo concorrente.
PONTUAÇÃO: 1º 400 pontos/ 2º 350 pontos / 3º 300 pontos.
Tarefa 11 – DANÇA LIVRE (15 MIN)
Cada equipe deverá apresentar uma dança, cujo tema fica a critério de cada grupo.
CRITÉRIO AVALIATIVO: A apresentação deve seguir os seguintes itens: Criatividade, Coreografia, Figurino, Ritmo e Sincronia. Fica a critério de cada grupo a escolha do número de participantes. Ao término de sua apresentação, cada grupo deverá responsabilizar-se pela limpeza do palco ou local de apresentação a fim de não prejudicar o próximo concorrente.
PONTUAÇÃO: 1º 200 pontos/ 2º 175 pontos / 3º 150 pontos.
Tarefa 12 – MELHOR BARRACA
A barraca deverá ser decorada de acordo com o tema escolhido através de sorteio. Os temas são:
  • Barraca da Paz: (Noite)
  • Barraca Literária: (Tarde)
  • Barraca Afro: (Manhã)
Serão feitas duas avaliações: uma pela arrecadação em espécie feita em benefício da Escola e outra pela ornamentação.
CRITÉRIO AVALIATIVO PARA ARRECADAÇÃO:
Cada equipe deverá entregar à Comissão Julgadora a quantia de R$ 150,00 no segundo dia da FECACI referente a arrecadação geral. Caso a equipe arrecade uma quantia maior, o excedente fica para as despesas da própria equipe.
PONTUAÇÃO:
Tarefa cumprida: 300 pontos
Tarefa não cumprida: 0 ponto
CRITÉRIO AVALIATIVO PELA ORNAMENTAÇÃO:
A ornamentação deverá apresentar os seguintes itens: Criatividade, Organização, Estética, Decoração, Higiene e Fidelidade ao tema. Não será permitido perfuração no piso nem nas paredes, a equipe que descumprir esta orientação, ficará com Zero (0) ponto neste critério avaliativo.
PONTUAÇÃO: 1º 400 pontos/ 2º 350pontos / 3º 300 pontos.
Tarefa 13 – PINTURA
Cada equipe deverá fazer uma Releitura de pintores famosos escolhidos através de sorteio. Os pintores são:
        • Salvador Dali (Surrealismo) - Tarde
        • Cândido Portinari (Modernismo) - Noite
        • Romero Brito (Contemporâneo) - Manhã
A tela deverá ter as seguintes medidas: 50 cm x 70 cm. A pintura deverá ser realizada por dois alunos, sendo que o “Pintor da equipe” deverá estar devidamente caracterizado do pintor original e o outro fará um breve resumo sobre a obra retratada e seu respectivo pintor/autor. A execução da pintura ocorrerá durante toda a FECACI no próprio palco. Todo o material é de responsabilidade da equipe. Cada equipe deverá trazer a pintura original impressa em papel A4 e entregar aos Jurados para análise e comparação.
CRITÉRIO AVALIATIVO: A Pintura deverá apresentar os seguintes itens: Caracterização, Segurança, Fidelidade a Obra, Originalidade e Beleza.
PONTUAÇÃO: 1º 200 pontos/ 2º 175 pontos / 3º 150 pontos.
Tarefa 14 – MUDAS DE PLANTAS
Cada equipe deverá plantar na Escola cinco (5) mudas de plantas ornamentais e cinco (5) mudas de plantas frutíferas, totalizando dez (10) mudas diferentes e cultivar durante uma semana.
O plantio será no dia 24/10/2011(Segunda-feira) às 7:00hs no local estipulado pela Comissão Julgadora.
A tarefa será julgada pela Comissão Julgadora no dia 31/10/2011 às 17:00hs. Nesse momento deverão estar presentes cinco (5) representantes de cada equipe.
CRITÉRIO AVALIATIVO: A tarefa deverá apresentar os seguintes itens: Cumprimento da quantidade de mudas estabelecidas; Plantio no local estipulado; Todas as mudas deverão estar vivas no dia do julgamento.
PONTUAÇÃO:
Tarefa cumprida: 200 pontos
Cada muda viva no dia do julgamento corresponde a 20 pontos.
Tarefa 15: MÚSICA NACIONAL OU INTERNACIONAL (10 min)
Cada equipe deverá apresentar um(a) aluno(a) ou grupo de alunos para cantar uma música nacional ou internacional. O acompanhamento musical é de responsabilidade das equipes.
CRITÉRIO AVALIATIVO: A tarefa deverá apresentar os seguintes itens: Interpretação, Desenvoltura e Manifestação do Público.
PONTUAÇÃO: 1º 200 pontos/ 2º 175 pontos / 3º 150 pontos.
Tarefa 16 – TAREFA SURPRESA
Será realizada num único dia de competição e divulgada aos participantes na hora do evento.
A pontuação será atribuída de acordo com a ordem de chegada no palco ou do menor tempo de realização.
PONTUAÇÃO: 1º 200 pontos/ 2º 175 pontos / 3º 150 pontos.
Tarefa 17 – ESCOLHA DA RAINHA E DO REI
Cada equipe apresentará uma dupla de candidatos a Rei e Rainha Estudantil 2011, que deverão desfilar em trajes esportivo e social. Serão feitas duas avaliações: uma pela maior arrecadação em espécie feita em benefício da Escola e outra pelo desfile feito na passarela.
A escolha do Rei e Rainha acompanhará a pontuação das notas dos Jurados e da arrecadação, não sendo necessariamente obrigatório a escolha do Rei coincidir com a mesma equipe da Rainha.
Cada equipe deverá entregar o envelope com sua arrecadação para a Comissão Julgadora antes do desfile.
CRITÉRIOS AVALIATIVOS PARA O DESFILE:
O desfile deverá apresentar os seguintes itens: Beleza, Desenvoltura, Desfile, Simpatia e Vestimentas.
CRITÉRIOS AVALIATIVOS PARA ARRECADAÇÃO:
A pontuação será de zero (0) a dez (100), individualmente, sendo que tanto o Rei quanto a Rainha, a cada R$ 20,00 corresponderá a um (10) ponto.
PONTUAÇÃO: 1º 400 pontos/ 2º 350 pontos / 3º 300 pontos.
Tarefa 18 – BINGO (CAMA BOX SOLTEIRO)
Cada equipe receberá um número mínimo de 400 (quatrocentos) cartelas a serem divididas. Cada equipe escolherá um membro para prestar conta com a Comissão Julgadora às 20:00hs do dia 05/11/2011 no local do evento.
CRITÉRIO AVALIATIVO: A pontuação será atribuída pela ordem decrescente do número de cartelas vendidas, sendo que a equipe que não vender o mínimo de 400 (quatrocentos) cartelas não acumulará ponto algum.
PONTUAÇÃO: 1º 400 pontos/ 2º 350pontos / 3º 300 pontos.
IX FECACI – Feira de Cultura, Arte e Ciências
Realização: 03 a 05 de novembro de 2011.
Local: Centro Cultural
Horário: 19:00 h
DISTRIBUIÇÃO DAS TAREFAS
Dia 31/10/11: Tarde às 17:00hs
Julgamento das mudas
Dia 03/11/11: Manhã e Tarde
Ornamentação das Barracas
DIA 04/11/11: MANHÃ E TARDE
Ajustes finais na ornamentação das Barracas
NOITE: 19:00 HS
Tarefa 1- MOMENTO CÍVICO COREOGRAFADO: (10 min.)
Tarefa 05 – SHOW DE PERGUNTAS
Tarefa 06 – PROFESSOR DISFARCE
Tarefa 03 – – PINTURA
Tarefa 08 – TEATRO : OBRAS LITERÁRIAS (20 MIN)
Tarefa 10 – DANÇA TEMÁTICA (20 min)
Tarefa 07 – TORCIDA ORGANIZADA
Tarefa 04 EXPERIÊNCIA CIENTÍFICA
Tarefa 12 – MELHOR BARRACA
DIA 05/11/11: NOITE: 19:00 h
Tarefa 02 - MOMENTO CÍVICO COREOGRAFADO (10 min.)
Tarefa 09 – APRESENTAÇÃO DE PARÓDIA (10 min)
Tarefa 11 – DANÇA LIVRE (15 MIN)
Tarefa 17 – ESCOLHA DA RAINHA E DO REI
Tarefa 16 – TAREFA SURPRESA
Tarefa 13 – ARQUITETURA COM PALITOS DE PICOLÉS
Tarefa 15 – MÚSICA
Tarefa 07 – TORCIDA ORGANIZADA
Tarefa 12 – MELHOR BARRACA
Tarefa 18 – BINGO (CAMA BOX SOLTEIRO)

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